PROJETO INSTITUCIONAL: COM PREVENÇÃO HÁ SAÚDE DE MONTÃO

31/07/2012 17:01

 

UMEI "CASULO VOVÔ"
PROJETO:COM PREVENÇÃO HÁ SAÚDE DE MONTÃO
APRESENTAÇÃO
O presente projeto com o tema “saúde” implantado na UMEI CASULO VOVÔ, apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e elaborada interdisciplinarmente com a colaboração de todos os profissionais desta unidade escolar. Este projeto deverá ser desenvolvido durante o ano de 2012, buscando a integração/parceria da Escola e Secretaria de Saúde, no sentido de levar os educandos, a conscientização das responsabilidades com o corpo numa visão mais holística, pois é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida de uma forma abrangente, agindo no corpo,na mente e no meio em que se vive. Sabendo-se que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. Saúde vem da palavra latina salute que significa salvação, preservação da vida. Diz respeito à valorização da vida e à relação do ser humano com o meio ambiente.
 
METODOLOGIA:
Optamos pela metodologia por projetos, porque permite tornar o ensino mais significativo para o aluno e fazer ponte com as diversas áreas do conhecimento, ou seja, trabalhar interdisciplinarmente. Essa metodologia permite que o professorproporcione ao educando a construção do seu próprio conhecimento; o professor problematiza o sujeito, fazendo-o pensar, refletir e elaborar hipóteses.“A Organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”. (FERNANDO HERNÁNDEZ).
 
Portanto, desenvolveremos nossos trabalhos a partir do Projeto Institucional “COM PREVENÇÃO HÁ SAÚDE DE MONTÃO” que dividido em três Sub-projetos: 01 - A Fantástica viagem pelo Corpo Humano, 02– Cuidar para saudável ficar, 03 – Ouvindo, contando histórias e conhecendo saudáveis sabores.
 
Os dois primeiros sub-projetos estarão sendo desenvolvidos pelo turno matutino e o terceiro sobre Alimentação (Ouvindo, contando histórias e conhecendo saudáveis sabores) será desenvolvido pelo turno vespertino, os sub-projetos foram assim divididos para não ocorrer repetição de conteúdos, visto que a Unidade Escolar funciona em período integral, e os alunos ficam na escola de 07:00 horas da manhã às 17:20.
 
DESENVOLVIMENTO DOS SUB-PROJETOS:
Sub-projeto- 01 - A FANTÁSTICA VIAGEM PELO CORPO HUMANO. Tempo de duração:(03 meses)
Contemplar os conhecimentos básicos do corpo humano e suas funções.
 
Sub-projeto - 02 – CUIDAR PARA SAUDÁVEL FICAR. Tempo de duração: (06 meses).
Reconhecer que a prática de atividades físicas e esportivas contribue para uma vida mais saudável;
Conscientizar para as necessidades vitais do corpo;
Higiene: bucal, corporal (atividades físicas), ambiental (poluição);
Doenças infantis: vacinação, prevenção de acidentes, primeiros socorros e a questão das diferenças;
Profissionais ligados à prevenção dos esforços coletivos e do meio ambiente.
Desenvolver práticas que evitem o desperdício no uso cotidiano de recursos como a água, energia e alimentos;
Incentivar os alunos a serem multiplicadores de ações de preservação;
Sensibilizar os alunos para as diferenças sociais – (os catadores de lixo);
Criar uma relação da criança com a realidade social para que seja mais solidária e fraterna;
Envolver a comunidade na busca de melhorias no ambiente em que vivem, transformando os cuidados com o lixo em exercício da cidadania e de responsabilidade social;
Conhecer a importância da separação do lixo conforme suas peculiaridades;
Identificar os materiais que são recicláveis e os que não são.
 
Sub-projeto - 03 - OUVINDO, CONTANDO HISTÓRIAS E CONHECENDO SAUDÁVEIS SABORES. Tempo de duração: (Primeiro Semestre)
 
Desenvolvimento:
Apresentação, discussão, avaliação, reelaboração do projeto e planejamento com a pedagoga e professores responsáveis pelo turno vespertino;
Lançamento do Projeto com atividades significativas para as crianças;
Planejamento semanal com os professores adequando o desenvolvimento do currículo ao projeto;
Visita às turmas para entrosamento e embasamento do assunto: literatura, histórias e alimentação e culinária saudável;
Atividades de conto de histórias, música e movimento;
Projeção de vídeos e clipes musicais com as histórias;
Visita às feiras literárias, cinema, teatro infantil e aulas passeios;
Formação e organização da biblioteca mirim, ou Cantinho da Leitura, com livros infantis disponibilizados aos alunos;
Manipulação de alimentos na prática culinária, confeccionando pratos saborosos, saudáveis e com bela aparência;
Momentos do autor e ilustrador com as crianças;
Mural de Divulgação do Projeto.

 


Responsável pela elaboração e atualização do site: Patrícia Pereira Pedrini